quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
COM OS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO 2011
ROCK´N´ROLL!!!!!!!!!!
Run Run Rudolph com Brian Setzer
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Morreu domingo Joan Sutherland
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgD5mcIAWcCwdIk7-MCvMOpk0XOqv_pIQx0bgmlANKiKNt37wFjcuYq34WChSgDUnh3VKiCgaVKZQ878lAF-7ciPFLe6ibdaRrvCpsbGIau4QZxK1xukxdChCuvrhNyy3y6cILPZn8ghU4g/s400/JS.jpg)
Joan era chamadas por seus fãs de "La Stupenda".
A cantora estreou nos palcos em 1951 e, ao longo de uma carreira ilustre que abrangeu 40 anos, apresentou-se em muitos dos maiores teatros de ópera do mundo.
Depois de aposentar-se dedicou-se a ensinar jovens talentos.
Deixo aqui alguns momentos maravihosos desta que, sem dúvida, foi uma das melhores sopranos do século XX.
Ária da Loucura (Lucia di Lammermmoor - Donizetti)
Ária dos Sinos (Lakmé - Delibes)
Duo das Flores (Lakmé - Delibes)
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
ENCANTADOR! Passarinhos nos fios de luz
"O vídeo brasileiro selecionado, "Birds on Wires”, foi realizado por Jarbas Agnelli, da AD Studio. Segundo informações da descrição do vídeo no YouTube, a ideia surgiu quando ele estava lendo um jornal e viu uma foto de pássaros que estavam em cabos de eletricidade. Ele decidiu fazer uma música usando a localização dos pássaros nos cabos, como se fossem notas musicais.
“Eu sabia que a ideia não era a mais original do universo. Eu estava apenas curioso para saber que melodia os pássaros estavam criando naquela foto”, disse." (fonte: G1)
Eu achei encantador, piriquitos.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Festival Sanctus - Missa Festiva de John Leavitt
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYHwpNK63Dj_FRZBdQRtPIfkJ2-hkM5Nagjz08Tb4a4HIKjUXwI8fJVpCHFdQOHM_z_wsCzke-i1L5ws-ceAozWwPSnFs4QE48eGudWHu-Uh-gHaC8jnEURL6ZydUjfR3i-tDDG1VV_RcJ/s320/leavitt.jpg)
A música de Leavitt tem uma abrangência fora do comum, pois sem deixar de usar uma linguagem erudita, ela tem grande impacto em uma imensa faixa etária e é curioso como adolescentes gostam do trabalho de Leavitt. Na busca de informações sobre ele encontrei inúmeros comentários de estudantes do ensino médio dizendo o quanto gostam das composições de Leavitt.
Midis para estudo:
(lembrem-se que tem vários compassos de pausas em todas as vozes)
SOPRANOS ALTOS TENORES BAIXOS
Tradução do texto:
Sanctus sanctus sanctus / Santo santo santo
Dominus Deo Sabaoth / Senhor Deus do universo
Hosana Deo, Hosana in excelsis /Hosana a Deus, Hosana nas alturas
Benedictus qui venit/Bem dito O que vem
In nomini domini Dei / Em nome do Senhor Deus
Pleni sunt caeli et terra gloria tua / o céu e a terra estão plenos da Vossa glória
No video abaixo temos Festival Sanctus executado por Busan Metropolitan Junior Chorus, regidos por Jeon Sang Cheol (cidade de Busan, Coréia do Sul - valeu, Alyssa!). Este é um coral infantil, a sonoridade é diferente.
sábado, 28 de agosto de 2010
APRESENTAÇÕES MISSAL E UBIRATÃ
aí vai a agenda do CMC para a próxima semana, por favor, NÃO FALTEM!!!!!
QUARTA-FEIRA - ENSAIO
SEXTA-FEIRA - APRESENTAÇÃO EM MISSAL - SAÍDA DO ÔNIBUS: 18h
DOMINGO - APRESENTAÇÃO EM UBIRATÃ - SAÍDA DO ÔNIBUS: 18:30h
REPERTÓRIO:
Alle Psalite
Occhi manza
Mon couer
solos
Dies Irae
Confutatis
Lacrymosa
Hostias
solos
Se todos fossem iguais a voce
Eu sei que vou te amar
Romaria
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Pe José Maurício Nunes Garcia - XXI Festival de Música de Cascavel
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnWCOAIRCR6K_ze5_lPo7YJPvKwPuEyK1OBQlPJ8G0Ab45L54lScBb5U-Mi0Lu_4rQY37guybsJ9fh-ancZV-Cquo9HOmzggoFuSOWt_VlAP3WrbxCFypx_1mAJVs3gkl8C9PKT60NZ8Zb/s200/Image1.jpg)
aqui vai o video do trabalho da orquesta e coral (a gente!!!) do 21º Festival de Música de Cascavel, com a preparação do coral pelo Maestro Joaquim Paulo do Espírito Santo e regência do Maestro Israel Menezes.
Bendito e Louvado Seja - Padre José Maurício Nunes Garcia.
Parabéns, piriquitos! Por esta apresentação, pelo esforço e empenho em todos os ensaios!
Eu, a Raquel e o Jocimar não poderíamos estar mais orgulhosos.
Boa semaninha de descanso e até quarta, dia 04/08 para o ensaio e CONCERTO com o repertório do Tom Jobim.
terça-feira, 29 de junho de 2010
DOMINE JESU CHRISTE - Requiem - W.A. Mozart
Do 'Dies irae' às 'Hostias', as partes vocais, a linha do baixo e, intermitentemente, a parte mais importante da instrumentação, foi composta por Mozart (deixou inúmeros esboços contendo essa informação, incluindo um Amen em estilo fugado para ser incluído no final do 'Lacrimosa' e que Süssmayr terá ignorado (ou desconhecido a sua existência...), seguindo assim a sua prática normal de composição). Depois da sua morte, a instrumentação foi completada por Süssmayr numa outra cópia (as adições de Eybler de toda a Sequentia até aos primeiros 10 compassos da Lacrimosa foram feitas no manuscrito original de Mozart, e foi essa a pauta em que se baseou Süssmayr). As opiniões segundo as quais Süssmayr terá ou não composto sozinho todas as secções em falta dividem–se. Não se sabe se Mozart não lhe terá murmurado no seu leito de morte partes do Sanctus, Benedictus e Agnus Dei ou mesmo deixado esboços sobre as três últimas secções da obra. Hoje em dia, há uma grande dúvida se Süssmayr teria sido capaz ou não de as compor, sem qualquer ajuda de outros compositores, num período tão precoce da sua carreira, conseguindo atingir uma consistência tão elevada. (fonte: Música e Adoração)
MIDIS PARA ESTUDO:
Piriquitos dos meus cuidados, lembrem que tem solo, então tem compassos de espera. Estudem isto com a partitura.
SOPRANO
ALTO
TENOR
BAIXO
SOLO SOPRANO SOLO ALTO SOLO TENOR SOLO BAIXO
Tradução:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfQhJLKmuauJEyEs-1nq2F_8_0kYfczMjzCTgmVBqsuSFCdTpX7eAEQn_ubajjsJ4Pgt5HEyF0RPRdT5lOO4ueK1N5ehp2c71Ftr0aDJMn6piCLXNwyXrp23KsiU9XhH_YNHHFqTkFGnAW/s320/tiepolo_engelen_ab.jpg)
Domine Jesu Christe, Rex Gloriae/ Senhor Jesus Cristo, rei da glória
libera animas omnium fidelium defunctorum/liberta as almas de todos que morreram fiéis.
De poenis inferni et de profundo lacu/ das penas do inferno e do lago profundo
Libera eas de ore leonis/libertai-as da boca do leão
Ne absorbeat eas tartarus, ne candant in obscurum/que não sejam absorvidas no inferno nem caiam na escuridão
Sed signifer sanctus Michael repraesentet eas in lucem sanctam:/mas que o santo arcanjo Michael as introduza na luz santa
Quam olim abrahae promisisti et semini ejus/Conforme prometeste à Abraão e sua descendência
Acima quadro Os Anjos Aparecem para Abraão, de Giovan Battista Tiepolo, 1696 - 1770. Contemporâneo de Mozart. (Para melhor visualização clique sobre a imagem)
No video abaixo temos Domine Jesu Christe executado por English Barroque Soloists e pelo Monteverdi Choir, regidos por John Eliot Gardiner, em dezembro de 1991, Barcelona.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
MICHELLE - The Beatles
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7j1AdTcws_FPxYLMaV7DnO74C8iNabiA-N5xqMy92ew8dUhjKupD0c07M0x-3KI_wq2yt7wiHiYhp9Tw_bs0rqHjW7Em2Wy6Q625-WTwfGqQSJNbGNwkW_as4FXfrY7S6OhbXL4jtHRNE/s200/rubber_soul.jpg)
Para saber deles é muito fácil, tem site, blog, tudo sobre eles, isto só na internet. Então vamos falar sobre a música Michelle.
Michelle é a sétima faixa do disco Rubber Soul, com o vocal principal do Paul, backing do John e George. Em uma entrevista com The Beatles, John conta como foi o processo de composição de Michelle:
"Eu escrevi a segunda parte de Michelle, umas das canções de Paul. Nós estávamos hospedados em algum lugar, ele chegou cantando a melodia dos primeiros compassos sem a letra, e falou: "Para onde eu vou daqui?". Eu andava ouvindo Nina Simone - eu acho que era "I Put a Spell on You", que tinha um verso assim " I love you. I love you". Foi o que me fez pensar no trecho " I love you. I love you. I love you." Minha contribuição para as músicas de Paul era sempre dar um toque triste. Se não fosse por isso "Michelle" seria uma balada do começo ao fim. Ele dava sempre uma leveza, um otimismo, enquanto eu sempre estava lá para dar a tristeza, a dissonância, as notas tristes." (fonte: Brian Roylance et alli - The Beatles - Antologia. Página 197)
"Quem é esta tal francesinha sortuda que ganhou esta música?" Esta era a pergunta que eu fiz quando eu era pequena. A vida traz tantas outras perguntas que deixei esta esperando um momento oportuno. Eis que o momento chegou e lá fui eu descobrir a francesinha. E, surpresa, tem muitas versões para esta resposta. Desde que o Paul fez esta música para tirar sarro de alguns estudantes Artes, passando por Michelle Phillips do grupo The Mamas and The Pappas e a mais nova especulação é sobre Michele Buehler, uma garota que participou de um concurso, ganhou e teve uma conversa telefônica com o quarteto. Para saber sobre esta história acesse:
Beatles to the People
Então no final das contas não era uma francesinha, mas sem dúvida muito sortuda.
Vamos então aos midis de estudo do arranjo que K. F. Jehrlander fez para esta linda música:
(na foto Michelle Buehler)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJIcnmrgJAAx1yzHX0RQeJqJMgWWt0OSOo8x6S_c23E284xZSn7Dw2vt6QBLlIk5LC4bZmm654e_SERTnvLbijNPI9SOIWLTUihgZQh9o2kdByre6YITSnFe_ysCw9mGzeWlhw5u-6_Wj-/s200/Michelle.jpg)
MEZZOS
ALTOS
TENORES 1
TENORES 2
BARÍTONOS
BAIXOS
No video abaixo Michelle, por The Beatles:
Abaixo Paul McCartney cantando Michelle num show em 2008:
sexta-feira, 18 de junho de 2010
ADEUS, SARAMAGO!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKT37jqVK4cvS3sPlKC0nM0yfz49Hd8is-2fyDyr8PV7iJXX87PLdWxm6BwP6wuCpoQ-LfJYvFU9DrAHhMup0N3Ie3NQ3FOuZ2-mirLOC_MtHEknf6Euo0zIJsPBKdGv02mg5J_XeU8d8X/s200/Saramago_Jose4.jpg)
Valeu, Saramago!
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma." José Saramago.
Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008
domingo, 6 de junho de 2010
Luiza - Tom Jobim e Edu Lobo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUgEpJqPg2XAkpjrEvrdFjQ-_zLUUYgETaevwL5Zz9mw3sq6IwcK9Ff0R0sYC3LlDE5Cw2XYXnKZism3ijiFJsaXpFTYMfgZeOocDC75osjqPZUli2y6yE33dnbonjGCxe2bGj00oTVMhC/s320/Tom+e+Edu.jpg)
"Criada para a novela Brilhante, da TV Globo. Ao compor a música, Tom se inspirou na atriz Vera Fischer, que faria o papel principal. Dos cabelos louros de Vera nasceram vários versos da letra. Grande foi, entretanto, a surpresa de Tom quando a novela foi ao ar, ao ver que Vera Fischer aparecia morena."
Fonte: Clube do Tom
A nossa versão de Luiza é um arranjo de Eduardo D. Carvalho.
Agora vamos para os nossos midis para estudo:
(basta clicar na voz que você deseja estudar)
SOPRANO
MEZZO
ALTO
TENOR
BAIXO
Abaixo um video com os autores cantando esta maravihosa peça:
terça-feira, 20 de abril de 2010
BOAS NOVAS!! BOTA IMOBILIZADORA RECEBEU APOSENTADORIA!!!
terça-feira, 9 de março de 2010
Dies Irae - Mozart
Sua tradução:
D
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIhtfUwAcO2pyLmmF5XHlsZZro2clOZfBF8W84Q7meud63Cq3Bg_xdIm8olqx8aW310RiqwRuEjmv9oS4Bj9Ne626W-U-lMpmI6mtCOUimFlx4LN9VYpBOzROQiFmgkNA1YKaB8pgE7dja/s320/MemlingJudgmentCentre.jpg)
Solvet saeclum infavilla/ no qual os séculos se desfarão em cinzas
Teste Davi cum Sibylla/ Assim testemunham Davi e Sibila.Quantus tremor est futurus/ Quanto temor haverá então
Quando judex est venturus/ Quando o juiz vier
Cuncta stricte discussurus/ Para julgar com rigor todas as coisas.
No quadro acima temos o centro do tríptico "O Julgamento Final" do pintor holandês Hans Memling, pintado entre 1437 e 71. Clique sobre a figura para ampliar.
MIDIS PARA ESTUDO DE DIES IRAE:
(Basca clicar sobre a voz que quer estudar)
SOPRANO ALTO TENOR BAIXO
No video abaixo temos Dies Irae executado por English Barroque Soloists e pelo Monteverdi Choir, regidos por John Eliot Gardiner, em dezembro de 1991, Barcelona.
Hostias - Mozart
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgThaVNWRJxSL3WC0iQe4Td7L-PuIIStnibg7IoCbJ4z8KGJT5lt06TsxAlqoq5NCxhiNF-bWV0jDKXyqLMjaKMOGnfNWwSJDRBmxFT0LVtsUgynlUS42frW0PtcTlsbvTl58lFQ-KhnZ9j/s200/mozart-01.jpg)
em Ré menor, KV 626, de Mozart.
Tradução:
Hostias et preces tibi, Domine, laudis offerimus:/Sacrifícios e preces a ti, Senhor, oferecemos com louvores:
Tu suscipe pro animabus illis,/receba-os em favor daquelas almas
Quarum hodie memoriam facimos/ das quais hoje nos lembramos
Fac eas, Domine, de morte transire ad vitam/ Fazei-as, Senhor, da morte passarem para a vida
Quam olim Abrahae promisisti et semini ejus/ conforme prometestes a Abraão e sua descendência.
MIDIS PARA ESTUDO DE HOSTIAS
(Basta clicar sobre a voz que vc quer estudar)
SOPRANOS
ALTO TENOR BAIXO
Obs: Meus queridos, prestem muita atenção aos tempos ao estudar esta peça, pois será a primeira fuga de vocês, e este tipo de composição exige uma imensa precisão em sua execução, ela se inicia na parte do texto "Quam olim Abrahae...".
Glossário:
Fuga é um estilo de composição contrapontística, polifônica e imitativa, de um tema principal, com sua origem na música barroca. Na composição musical o tema é repetido por outras vozes que entrams sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada.
No video abaixo temos Hostias executado por English Barroque Soloists e pelo Monteverdi Choir, regidos por John Eliot Gardiner, em dezembro de 1991, Barcelona.
terça-feira, 2 de março de 2010
SOBRE AS AULAS DE TEORIA
por conta do pé quebrado da tia Dorinha as aulas de teoria serão transferidas TEMPORARIAMENTE para as sextas-feiras as 17:oo horas.
Assim que esta situação se resolver voltaremos para o horário normal.
Por favor, avisem seus colegas.
Beijocas da tia Dorinha
Alle Psallite cum luya - Anônimo século XIII
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKnwQlPZFQh-vNmUpd9MpNtqca8xOP8dC_Vc8VkdHXC2d62Bi-Hdsbt395Trei_enAcL1Pj6Brvo7_leE38QL1CwL2eyx17X_4_PSg6uEH6Wh4u2t6oxAwulYhnT9WvrWl98bZPjeg5y1s/s200/artemedieval.jpg)
Quanto mais eu busco informações sobre esta peça mais eu estou gostando dela. É um moteto triplum que ilustra muitas das características da música medieval. De origem francesa, a peça toda foi construída dividindo a palavra Aleluia (Alleluya) ao meio e inserindo entre as metades novos textos e música, e em cada frase é incluído novo material. Este tipo de estrutura é bastante encontrado em muitas composições da época.
Por seu apelo rítmico vários músicos optaram por inserir percurssão e instrumentos de sopro em suas gravações, mas era, provavelmente, cantada sem acompanhamento instrumental em procissões festivas da Igreja.
Glossário:Motete, ou moteto, é uma composição polifônica vocal, executada a capela ou acompanhada de instrumentos, em que cada voz ou grupo de vozes canta textos diferentes - e até em línguas diferentes. A origem da palavra remonta ao século XIII, quando foram acrescentadas palavras (mots, em francês) a fragmentos vocalizados de canto gregoriano.
A tentativa de tradução segue abaixo:
Alle psallite cum luya / Alle cante com luya
Alle concrepando psallite cum luya/ Alle batendo o tambor e cante com lyua
Alle cor devoto Deo toto psallite cum luya/Alle com coração totalmente devotado a Deus cante com luya
Alleluya/ Aleluia
MIDIS PARA ESTUDO DE ALLE PSALLITE CUM LUYA:
(basta clicar na voz que você quer estudar e pedir para abrir em algum midia player)
SOPRANO HOMENS ALTOS
Abaixo deixo este motete cantado pela Schola Gregoriana Mediolanensis
E para mostrar pro pessoal que não é só monge e músico erudito que gosta deste tipo de som, abaixo deixo uma banda (Subway to Sally) de metal alemã (tá bem, eles gostam de música celta e etc...) que gravou este motete:
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Se todos fossem iguais a você - Tom Jobim e Vinícios de Moraes
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJkEPLS3xrbE8a_kMbPjeZONr2AWi2E1bQEbJNb1WrKNwG7I91FUhMhyQ92ShoTNXY_Eglx20M3pZ37-zqgx-3wCa5iOhSA-7dN9Ss5qSdz8hOaOYeMUoS3JQOESVAW39PDFMfwYfmiQNx/s200/tom-vinicius.jpg)
Entre estes hinos, podemos citar SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ.
Abaixo dois videos desta belíssima canção. O primeiro é de um concerto dedicado a Tom Jobim, com Milton Nascimento e a OSESP:
O segundo são os autores cantando, e acompanhados de Toquinho ao violão:
MIDIS PARA ESTUDO DE SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ:
(Basta clicar na voz que você quer estudar)
SOPRANO ALTO TENOR BAIXO TUTTI
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
"O occhi , manza mia" e "Mon coeur se recommande a vous"
Par
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3Aij_CqsY9nzOSEkprKhv7n2CQAyejDguyYtO3ONkmhDZBy-vBUOXCtNJPqd-UNsYlen0k5iAJVprvLYn_OaD7qimwysQcxWKcEJAtNrdKQ-pK3M7jbJrQSIxaPlGscb11fk3LwmAL6Lh/s200/lassocolour.jpg)
Lassus escreveu peças em latim, italiano, francês e alemão. Algumas peças com grande senso de humor, como Matona, mia cara (seria um alemão fazendo uma serenata para uma italianinha, o divertido é que Lassus escreveu a letra com "sotaque", matona seria madona.)
Além destas brincadeirinhas Orlando di Lassus fez peças sacras importantíssimas, missas, hinos. Já deu prá entender que o cara era fera, né?
A tradução de O Occhi, manza mia é mais ou menos isto:
O occhi, manza mia, cigli dorati!/ Oh olhos, amada minha, cílios dourados!
O faccia d'una luna stralucente! / Oh rosto de uma lua resplandecente! (? Jane, socorro!!)
Tienimi a mente gioia mia bella/ Tenha-me em sua mente, minha encantadora bela (+ou - isto)
Guardam' un poc'a me, fa mi contento/ Olhando me apenas um pouquinho, faz-me contente.
MIDIS PARA ESTUDO DE O OCCHI, MANZA MIA:
(Basta clicar na voz que você quer estudar)
SOPRANO ALTO TENOR BAIXO
No video abaixo O Occhi, manza mia é cantado pelo grupo Early music ensemble Lirum da Letônia.
Vamos agora dar uma olhada na segunda peça desta postagem, Mon coeur se recommande a vous. As duas possuem como tema o amor. Ah, o amor!!! Grande inspirador da renascença e de todos os períodos das artes. Só para ilustrar vou deixar aqui a pintura de uma gatinha da época de Lassus. A obra chama-se Dama tocando alaúde, foi pintada por Bartolomeu Veneto em torno de 1530.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4eFRBA3TxNtTSrG1RvOdj0IytYn8nlY6Y0FzCIOxIo52ZIkZomkQs9EjYqufm2v0EWk1DS751CL0KehEC1OnTt-5rW-Oyd1-gk0zMic4wQJqs4URevsdJa8kqwbJTa9HTVy35EtyXxkBL/s200/Lady+Playing+a+Lute,+Bartolomeo+Veneto+about+1530.jpg)
Tradução de Mon coeur se recommande a vous (Jane, super obrigada!!!!)
Mon coeur se recommande a vous/Meu coração se entrega a vós
Tout plein d' ennuit et de martyre/Cheio de melancolia e aflição
Au moins en dépit de jaloux/ Pelo menos como desaforo aos ciumentos
Faites qu'a Dieu vous puisse dire!/ Fazei com vós que possa dizer!
Ma bouche qui voulait sourire/A minha boca que saiba sorrir
Et conter propos gracieux/ E contar coisas graciosas
Ne fait maintenant que maudire/ Agora não faz outra coisa que maldizer
Ceux qui m'ont banni de vos yeux/ Aqueles que me baniram de vossos olhos.
MIDIS PARA ESTUDO DE MON COEUR SE RECOMMANDE A VOUS:
(Basta clicar na voz que você quer estudar)
SOPRANO ALTO TENOR BAIXO
No video abaixo a montagem de Mon coeur se recommande a vous pelo coro de camera Nova Mvsica, outubro de 2004, Málaga.
Confutatis e Lacrymosa - Mozart
Requiem é uma missa do ritual católico para um funeral. Requiem é um palavra e latim que significa repouso, descanso.
Como qualquer missa, um Requiem é composto por várias partes:
Introitus, Kyrie, Sequentia, Offertorium, Sanctus, Benedictus, Agnus Dei, Communio.
Confutatis e Lacrymosa fazem parte da Sequentia.
O Requiem em Ré menor, KV 626, composto do Wolfgang Amadeus Mozart é uma das suas obras mais famosas, e o curioso é que Mozart faleceu antes de concluí-lo.
"Em Julho de 1791 o Conde Walsegg encomendou um Requiem para Mozart, só que através de um mensageiro e sem dar seu nome, o objetivo disso era, possivelmente que o Conde queria roubar a autoria do trabalho, Mozart a princípio recusou, mas desesperado por dinheiro acaba cedendo, esse é o mesmo período da vida dele em que ele compôs A Flauta Mágica e também quando sua saúde começou a decair, sua esposa Constanze culpava o Requiem por isso, Mozart trabalhou até no seu leito de morte no Requiem, e mesmo assim só deixou completo do Introitus até o meio do Lacrymosa (o último movimento da Sequentia) depois disso o trabalho foi terminado pelo seu discípulo Süßmayr." Fonte: Em Defesa do Clássico
Confutatis
Confutatis maledictis/Condenados os malditos
flammis acribus addictis/ lançados às chamas devoradoras
voca me cum benedictis/chama-me junto aos benditos.
Oro supplex et acclinis/Oro, suplicante e prostrado
Cor contritum quasi cinis/o coração contrito, quase em cinzas
gere curam mei finis/tomai conta do meu fim.
Lacrimosa
Lacrymosa dies illa/Dias de lágrimas será aquele
qua resurget ex favilla/no qual os ressurgidos das cinzas
judicandus homo reus/serão julgados como réus.
Huic ergo parce, Deus/A este, paupa ó Deus
Pie Jesu Domine/piedoso senhor Jesus
Dona eis requiem. Amem/Da-lhes repouso. Amém.
MIDIS PARA ESTUDO CONFUTATIS
(Basta clicar sobre a voz que você quer estudar)
SOPRANO TENOR BAIXO PIANO ALTO
MIDIS PARA ESTUDO LACRYMOSA(
LEMBREM QUE TEM COMPASSOS DE ESPERA, POR ISTO O SILÊNCIO QUE VAI TER ANTES DE OUVIREM SUAS LINHA NESTES ARQUIVOS)
(Basta clicar sobre a voz que você quer estudar)
No video abaixo temos Confutatis e Lacrymosa executados por English Barroque Soloists e pelo Monteverdi Choir, regidos por John Eliot Gardiner, em dezembro de 1991, Barcelona.
Boas Vindas
Qualquer outra dúvida entrem em contato comigo pelo e-mail: tyadorinha@gmail.com
Bons estudos!!!