os próximos posts (Palestrina, Tallis, Kodally e um anônimo do cancioneiro de Upssala) foram feitos a quatro mãos, pois o nosso querido Djonatan me ajudou nas pesquisas e feitio dos midis.
Então deixo aqui uma fotinho da dupla dinâmica. Bb, você mora no meu coração.
Giovanni Pierluigi da
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9OMIE8zmxV3bk7p_8en8nAs9Z88FgZxo_S2bua57kA0rvCTKb8IF58cJtOqq4fJjXkmBa6sPmcJPgYMfXMa-rUmvmAn_C3g3v9E2CkNyjUM0uOb-vtBPt6W0iyd7Wb4Jzf3hC87lIFxlB/s320/portrait_giovanni_pierluigi_d_hi.jpg)
Compositor do Renascimento Italiano (um dos meus ídolos!!!!) Seu trabalho polifônico deu rumo ao que conhecemos como a música sacra da Igreja Católica no século XVI. Influenciou inúmeros compositores de sua época e seus pupilos, como por exemplo, Tomas Luis de Victória (outro ídolo da tia Dorinha). Palestrina foi um músico incrivelmente bem sucedido, fazendo até que algumas regras do funcionamento burocrático da Igreja fossem quebradas para fazer exceção ao seu brilhantismo.
Casou-se duas vezes, e ao falecer foi sepultado na Basílica de São Pedro (e isso é uma grande honra).
Jesu Rex Admirabilis é um madrigal a 3 vozes,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLf97PpowPpfetRs2PgY_Qxmv3LgyIMjV4l46pKw72D7BPLgj4M5luq0558BgftpVdY-xvoNdHRe-LECsGojic4ouTRM-3UFPJinIXHg6yYeA_D7miSmQFLmonKslJK2IstQz5r0zh2FAM/s200/bernard-of-clairvaux.jpg)
Letra e Tradução:
Jesu, rex admirabilis
et triumphator nobilis,
dulcedo ineffabilis,
totus desiderabilis,
Jesus, o rei admirável
e nobre triunfante,
de indescritível doçura,
querido por todos
mane nobiscum, Domine,
et nos illustra lumine,
pulsa mentis caligine,
mundum reple ducedine.
Permaneça conosco, Senhor.
Disperse a escuridão de nossas almas
e nos ilumine com Sua luz,
preechendo o mundo com Sua douçura.
Midis para estudo: